S

Palestras de Ergonomia 

1. Porquê analisar, avaliar e propor alterações ergonômicas nos Postos de Trabalho

Esclarece sobre a necessidade da utilização da ergonomia nas empresas, as vantagens de sua implantação, os benefícios gerados para a empresa, para o indivíduo e para a sociedade. Mostra os mecanismos gerados pela Ergonomia na prevenção e diminuição de custos. Duração aproximada de sessenta minutos.

2. DORT/LER - Informar para Prevenir

Suportar o que nos parece insuportável é realmente suportar.
É sabido que este é um grave problema que se torna cada vez mais comum nas empresas. Sua principal causa é a desinformação. De maneira dinâmica e interativa, esta palestra informa sobre o problema dos DORT/LER, esclarecendo as principais dúvidas sobre o assunto e apresentando técnicas de prevenção. Duração aproximada de sessenta minutos.

3. Ergonomia na utilização de Microcomputadores

Toda evolução tecnológica traz seus benefícios e também... malefícios.
A utilização dos microcomputadores é uma das atividades que mais colocam em risco seus usuários no que toca aos DORT/LER. Adaptado ergonomicamente e utilizado de maneira correta, este tipo de Posto de Trabalho passa a ser seguro.
Inclui Ginástica laboral para esta atividade. Duração aproximada de 90 minutos. 

4. Ergonomia no Lar

Levando-se em conta que o dia de maior número de atendimentos nos ambulatórios das empresas é a segunda-feira. Observa-se que alguma coisa acontece nos finais de semana quando os funcionários estão "seguros" em seus lares. Esta palestra visa conscientizar as pessoas que a ergonomia faz parte da vida e não só da empresa. Ensina de maneira divertida os cuidados que se deve ter nos afazeres domésticos ampliando e tornando eficiente a prevenção no trabalho.

5. Aspectos Cognitivos do Trabalho

Ainda nos dias de hoje as pessoas acham que trabalhar é apenas "suar a camisa" o que não sabem é que "suar o cérebro" pode ser ainda mais prejudicial, porém isto não é visível.
Esta palestra mostra o quanto a carga mental do trabalho está presente nas atividades de hoje, seus grandes riscos "ocultos" e como preveni-los.


6. Porquê e como fazer estatística na Segurança e Medicina do Trabalho

A estatística é uma ferramenta poderosa na prevenção, porém poucos estão preparados para utilizá-la e tirar proveito de seus benefícios, Aqui de maneira simples passa-se a entender sua importãncia e como utilizá-la agregando -se assim mais uma ferramenta na prevenção.

7. Somatização

"A alma é um acorde; a dissonância, a sua enfermidade".- Pitágoras
Se a cabeça não vai bem o corpo padece... Ouvimos isto desde pequenos mas, esquecemos de levar em conta dentro da empresa, em nosso trabalho. Analisando a Carga Mental do trabalho pode-se entender uma série de problemas que aparentam não ter porquê e então podemos eficazmente lutar contra eles e implantar a prevenção.

8. Coluna Vertebral / Levantamento Manual Regular de Cargas NR17

A NR 17 exige que este treinamento seja dado a todos os funcionários que executam tal atividade.. Mas não basta treinar, tem que se capacitar. Aqui de maneira dinâmica se praticam os levantamentos e então fica mais fácil entender e até "sentir" os riscos de práticas mal utilizadas e o por que então da necessidade de se cuidar tanto.

Instrutora :  Sylvia Volpi  - Curriculum
Interessados(as): Enviar enviar e-mail para programação

  

Webmaker: M. Canton